sábado, 29 de maio de 2021

Star Wars e o "4"

E então me vi à toa e uma observação boba surgiu em minha mente: o número "4" é bastante proeminente no primeiro filme daquela galáxia muito distante. Coincidência ou proposital? Seria tudo evidência de uma ampla conspiração dos Yuuzhan Vong?
 

A análise já começa no título. Embora definido posteriormente, sabemos que o "Guerra nas Estrelas" original é, na verdade, o Episódio IV da saga.

Antes mesmo do título surgir na tela, quando lemos "Há muito tempo, em uma galáxia muito distante", há quatro pontos (ao invés dos três habituais que caracterizam reticências). 

A primeira imagem do filme, após os letreiros iniciais, mostra o planeta Tatooine. E a primeira nave a surgir é a Tantive IV

Também vale notar que os nomes ou sobrenomes dos heróis têm quatro letras: Luke, Leia, Solo. O mesmo vale para os dois dróides, com suas combinações de letras e algarismos: C-3PO e R2-D2. Apenas Chewbacca e Obi-Wan não entraram na brincadeira (mesmo com seus apelidos). Há também os tios de Luke, Owen e Beru. E ainda somos apresentados à palavra Jedi, igualmente com quatro letras. 

Luke e Ben conhecem Han e Chewie em Mos Eisley. Pouco depois, quatro stormtroopers assistem à fuga da Millennium Falcon do espaçoporto repleto de escória e vilania. 

São exatamente quatro as vezes em que vemos um sabre-de-luz no decorrer da projeção: quando Obi-Wan presenteia Luke com o sabre de seu pai. Depois, na cantina de Mos Eisley, quando o Jedi entra em ação. A seguir, a bordo da Millennium Falcon, onde Luke tem seus primeiros treinos. E no duelo final entre Kenobi e Darth Vader. 

Ao escapar da Estrela da Morte, a Falcon é perseguida por quatro caças TIE. 

Após abaterem os inimigos, os heróis partem rumo a Yavin 4, a quarta lua do gigante gasoso Yavin Prime, onde se encontra a base rebelde.

Ao final da Batalha de Yavin, quatro naves rebeldes escapam da Estrela da Morte: a Millennium Falcon, as X-Wing de Luke e Wedge Antilles e a Y-Wing pilotada por Evaan Verlaine. 

E fora do filme, há também o dia 4 de maio, que foi escolhido como "Dia de Star Wars" devido ao trocadilho, em inglês, da frase "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você") com "May the Fourth be with you" ("Quatro de maio esteja com você").

Enfim, apenas um devaneio divertido. Certamente outros números podem ser aplicados com igual sucesso, para as mais diversas situações, para este e os demais filmes da franquia. Vale notar: Star tem quatro letras. E Wars também.

E que a Força esteja conosco... sempre.