quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Meus primeiros gibis do Hulk

O primeiro gibi do Hulk ninguém esquece. Ou esquece, ainda mais quando dois gibis estão envolvidos.

 

Não faz muito apresentei aqui no blog meu primeiro gibi do Batman. E como diria o poeta: "começou a brincadeira, agora agüente as conseqüências". Portanto, resolvi discorrer sobre as primeiras HQs que tive de um de meus personagens prediletos. 

O Golias Verde sempre foi um de meus favoritos, desde meus dias de infante, em muito devido à clássica série estrelada por Bill Bixby e Lou Ferrigno, que eu acompanhava religiosamente, em suas exibições na televisão, bem como as reprises dos desenhos (des)animados da Marvel.


Eu tinha todo tipo de item relacionado ao personagem: como os bonecos lançados pela Brastaifa, Gulliver e Rosita, além de artigos mais íntimos, como uma cueca. A cueca não mais existe, mas alguns dos brinquedos ainda fazem parte da coleção. 

Obviamente, as HQs não poderiam faltar. E no caso do Hulk, as primeiras que tive foram presentes de vizinhos que tinham casa na mesma rua, em Cidra Beach. Estes vizinhos eram um colega de trabalho de meu pai e sua família. O filho deste vizinho, já adulto, tinha gibis, mas não nutria grande interesse pelos mesmos. E assim, alguns itens foram gentilmente doados a mim, à época um leitor mirim em formação, cujo acesso a histórias em quadrinhos se dava em maior número com personagens da Disney, Turma da Mônica e Os Trapalhões.

De qualquer forma, dois gibis do Hulk chegaram às minhas mãos. Não me recordo exatamente qual foi o primeiro. Mas lembro vividamente do momento em que segurei a revista "O Incrível Hulk #17", lançada pela RGE em maio de 1980. Fui visitar os vizinhos. O filho deles tinha um pequeno baú em que guardava revistas e quinquilharias. Pedi para ver as revistas e passei a folheá-las. Pouco depois, quando fui guardar tudo, ele me disse para ficar com algumas. E justamente este item estava em minhas mãos no momento.

A edição apresenta duas aventuras do Hulk. A primeira é "...E o terror chega de repente" (Death From On High!), originalmente publicada em 1973, com roteiro de Chris Claremont e arte de Herb Trimpe. Na trama, Bruce Banner e Betty Ross caem em uma ilha habitada por seres monstruosos e será necessário todo o poder do Gigante Esmeralda para escapar.


A segunda estória é 'Vingança" (Revenge, de 1974), escrita por Gerry Conway, novamente com arte de Herb Trimpe. Após escapar da ilha dos monstros, o Hulk precisa enfrentar o Abominável e Rino, que pretendiam tomar uma base do exército, como parte de um plano para derrotar o alter-ego de Bruce Banner.

Algo que chamava a atenção nas revistas da RGE eram as propagandas de página inteira, geralmente com belas ilustrações dos personagens que a editora publicava. Sempre que vejo alguma destas imagens, o saudosismo maldito bate forte.

A outra revista é "O Incrível Hulk #5", publicada pela Bloch em julho de 1975. Também com duas aventuras do Hulk.

A primeira é "Umbu, o Não-Vivente" (Umbu the Unliving!), originalmente publicada em 1968, com roteiro de Stan Lee e arte de Herb Trimpe. Hulk enfrenta Ka-Zar, o herói da Terra Selvagem. Ambos precisarão unir esforços para combater Umbu, uma entidade maligna que ameaça destruir o planeta.

A segunda trama, "Raptado no Espaço" (Shanghaied in Space!), foi disponibilizada em 1969. Novamente sob a batuta de Stan Lee e Herb Trimpe. Após derrotar Umbu, o Hulk é abduzido pelos asseclas do perigoso Mestre das Galáxias e um novo desafio será colocado diante do herói.

Este gibi, assim como todas as publicações de super-heróis da Bloch, se destacava pelas cores quase psicodélicas, bem como as chamadas para outras revistas da editora, geralmente na parte inferior de algumas páginas.

Os gibis hoje se encontram em uma condição longe da ideal. A revista da RGE não tem mais a capa e a propaganda do gibi do Homem-Aranha. Todo o resto está em perfeito estado. Já a HQ da Bloch teve pior destino. Perdeu a capa e algumas páginas. Ainda assim, são itens que detém carinho incondicional. Curiosamente, são os únicos gibis do Hulk destas editoras que possuo. Meu foco se voltou para as revistas lançadas pela Abril. Mas quem sabe um dia passo a adquirir mais destas publicações...

O valor sentimental é algo realmente relevante. E mantenho itens assim, com orgulho e saudade, justamente pelas memórias que evocam. Nem tudo em uma coleção precisa estar em estado de novo e imaculado para ter valor. Ao menos não para este singelo escriba.
 
------

ATUALIZAÇÃO - 02/03/2024:

Adquiri novo exemplar da publicação da RGE, em perfeito estado. Esta capa leva meu Saudosismo Maldito aos mais altos níveis.


Qualquer hora adquiro outro exemplar da edição da Bloch. Aguarde e confie.