quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Cuidado com estes cartuchos!

Uma lembrança de tempos simples. Tão simples, que tornavam algumas situações um pouco complicadas. Mas nada que abalasse a força de vontade, ainda mais quando o assunto era videogame

No início da década de 1990, com o advento da terceira geração de videogames no Brasil, as locadoras tiveram papel de extrema importância. Entretanto, em Cidra Beach, as poucas locadoras que lá existiam ainda não ofereciam jogos, apenas filmes em VHS.

Dois amigos meus haviam adquirido equipamentos de jogatina. Um deles ganhou um Master System, enquanto o outro recebeu um clone do NES (se não me falha a memória, um Top Game VG-9000 da CCE). Cada um possuía um ou dois jogos para os respectivos sistemas, mas, como esperado, em pouco tempo veio a vontade de ter acesso a mais conteúdo. 

Desde sempre, tive o costume de locar filmes em VHS e levar a Cidra Beach, a cada fim-de-semana fora da temporada de veraneio (nos "velhos tempos de inverno") para assistir na companhia dos amigos. E em outras oportunidades levava meu clone do Atari (o inesquecível Supergame VG-2800 da CCE) ou meu MSX (o HotBit HB-8000), ambos com vários jogos, para proporcionar a diversão entre a moçada. Quando a quarta geração de videogames se iniciou e meu irmão ganhou o Mega Drive, a rotina foi a mesma. Levávamos o equipamento, com os jogos que tínhamos e, em muitas ocasiões, com títulos que locávamos para o fim-de-semana.

Como não existiam locadoras de videogames em Cidra Beach, em certa feita meus amigos pediram que eu locasse jogos para seus sistemas em minha cidade e emprestasse a eles no próximo fim-de-semana em que voltasse ao litoral. Obviamente, eles ajudariam a pagar a taxa de locação. Um deles inclusive fez uma bela lista de títulos. Ele sempre fora um exímio desenhista (hoje é um arquiteto bem-sucedido) e o capricho se faz visível na imagem abaixo. 

Tal lista foi composta com títulos vistos na antológica revista VideoGame nº 1, que muitos de meus amigos e vizinhos tinham e foi, de fato, uma das grandes sensações daquele período. 

Enfim, um novo fim-de-semana de ida a Cidra Beach se aproximava. Saí da escola no fim da tarde de sexta-feira, corri até a locadora mais próxima e selecionei três títulos. Um para o Mega Drive, um para o Master System e outro para o Top Game. Quando os apresentei no balcão de atendimento, a atendente da locadora, corretamente, tentou me alertar:

- "Estes cartuchos são pra aparelhos diferentes".
- "Eu sei".
- "Você tem os três videogames"?
- "Não, só o Mega Drive, os outros vou locar pra amigos meus".
- "Mas por que seus amigos não fazem um cadastro aqui na locadora"?
- "É que eles moram em outra cidade".

Jamais esquecerei da expressão de desconfiança da atendente, assim que proferi esta última frase. Ela então continuou:

- "Ah, não sei se vai dar pra locar então".
- "Ah, deixa, vai. Eu me responsabilizo".

Após alguma insistência, explicações e reiteradas afirmações de que assumiria total responsabilidade pelos itens, finalmente tive uma resposta positiva, acompanhada de um alerta:

- "Certo, vou deixar, mas... cuidado com estes cartuchos"!

Locação realizada, voltei para casa. Minha família já estava com tudo pronto. E assim partimos rumo a Cidra Beach. Ao lá chegar, repassei os cartuchos aos amigos. Jogamos durante o fim-de-semana. No domingo, me devolveram os itens. E na segunda-feira, os retornei, sãos e salvos, à locadora.

Nunca mais repetimos o esquema, até porque, não muito depois, novas locadoras surgiram em Cidra Beach, algumas especificamente a oferecer jogos. E da ocasião em questão, não lembro quais cartuchos levei para os amigos. Mas tenho belas recordações de jogar Kenseiden e Sonic the Hedgehog no Master System de um deles, bem como Super Mario Bros., RoboCop e Tiger Heli no clone da CCE do outro. Mais lembranças estimadas, que volta e meia ressurgem e reacendem meu Saudosismo Maldito.