quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Capitão América e a versão beta

Prontos para mais uma tranqueira?


Hoje mostrarei um de meus jogos prediletos: Captain America and the Avengers, conversão dos fliperamas para o Mega Drive, aqui em uma versão beta alternativa.


A obra dispensa apresentações. Mas, para os desavisados, aqui vai: o jogo é um beat 'em up (aquele estilo de jogo comumente chamado de "briga de rua"), em que quatro heróis (Capitão América, Homem de Ferro, Visão e Gavião Arqueiro) enfrentam o Caveira Vermelha, que criou um dispositivo de controle mental, com o qual subjuga outros vilões e os coloca a seu serviço, em mais um plano de dominação mundial.


Diferente da versão de fliperama, que permite quatro jogadores simultâneos, a versão de Mega Drive oferece apenas a jogatina em dupla. O jogo que aqui apresento é uma versão beta, que muito joguei quando adquiri um cartucho "alternativo" (para não dizer piratex mesmo), nos áureos e velhos tempos do epa.

 

Saudade dos velhos tempos. De ir às locadoras (que em grande parte também trabalhavam só com jogos "alternativos"), alugar o cartucho The Young Indiana Jones Chronicles (que mais tarde ficaria conhecido como Instruments of Chaos starring Young Indiana Jones) e não conseguir passar da primeira fase, pois se tratava de um protótipo e aquilo era tudo que o jogo oferecia.

Sim, é o Jovem Indy, de rosa e esperando uma carona do elefante.
Mas o Jovem Indy é assunto pra outro dia. De volta ao Capitão América. Esta versão já mostra seu teor de beta/alternativo de cara. Ao ligar o Mega Drive, não há logotipo da Sega ou da Data East. Apenas o título The Avengers que pisca três vezes antes do jogo de fato se iniciar.


Há poucas diferenças de gráficos e sons entre esta versão beta e a versão final que foi comercializada. Por exemplo: o ataque do Garra Sônica, na versão beta, consiste apenas em um golpe direto. Já na versão final, há um gráfico de uma garra que envolve o herói.


Em termos de jogabilidade, a versão beta parece ter um ritmo mais lento. E os níveis de dificuldade certamente ainda não tinham sido balanceados. Quando comprei o cartucho, lembro que terminei o jogo na primeira tentativa, jogando no nível "normal". Só ao configurar para o nível mais difícil que o desafio aumenta um pouco. Eis, portanto, um gameplay completo:



AVENGERS ASSEMBLE!!!