segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A Marvel não perdoa

A Marvel não erra. Há uma década planeja e executa seus filmes com criatividade e competência, de forma a consolidar seu Universo Cinematográfico. Assim, mesmo seu filme mais fraco tem tantas ou mais qualidades que a concorrência.


A Marvel não erra. Mas a Marvel também não perdoa. E trata os percalços em seu caminho de forma rápida, plena, sem burocracia e sem muita perda de tempo. Quem tenta emperrar os planos do estúdio geralmente leva a pior.

Ressalto que alguns dos casos a seguir são fatos de conhecimento público. Outros são rumores de bastidores nunca devidamente confirmados. Portanto, tenha esta informação em mente na leitura deste texto. Assim, eis alguns exemplos de colaboradores que foram escanteados pela Marvel sem qualquer pudor:

- Terrence Howard


Causou problemas nos bastidores e queria receber o mesmo salário que Robert Downey Jr para voltar em Homem de Ferro 2. A Marvel não quis saber de papo e escalou Don Cheadle para o papel de James Rhodes.

- Edward Norton


Apesar de colaborar com a trama de O Incrível Hulk, queria ainda mais controle sobre o roteiro deste e de vindouros filmes, teve desavenças com diretor e produtores. A Marvel desistiu de filmes-solo do personagem e chamou Mark Ruffalo para assumir o papel nos filmes dos Vingadores.

- Natalie Portman


Atriz com salário muito alto para uma personagem de pouca expressividade (que mesmo nas HQs sempre foi apenas o interesse romântico do herói e pouca coisa mais). Alguns dizem que a atriz perdeu o interesse pelo papel. Outros dizem que o estúdio simplesmente não sabia o que fazer com a personagem. A Marvel decidiu encerrar as tramas de Thor na Terra e situá-lo em Asgard e em outros planetas. Foi explicado que o romance entre os dois personagens terminou.

- Gwyneth Paltrow


Seu contrato encerrou após Homem de Ferro 3. Supostamente queria um salário maior e teria atrapalhado as renegociações. Pepper Potts passou a ser apenas mencionada nos filmes dos Vingadores. Só voltou a partir de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar após acertos nos bastidores.

- Joss Whedon


Não obteve o resultado esperado com Vingadores: Era de Ultron. Deu declarações controversas a respeito da forma como alguns personagens eram retratados pela Marvel. Anthony Russo e Joe Russo foram selecionados para assumirem o leme dos filmes seguintes dos Vingadores.

- Edgar Wright


Após anos desenvolvendo o filme do Homem-Formiga, deixou a produção pois sua visão para a obra não era o que a Marvel queria (era muito mais uma comédia visual escrachada do que a aventura bem-humorada vista nas telonas). A Marvel decidiu reescrever boa parte do roteiro, Wright não aceitou e o desligamento aconteceu.

São apenas alguns exemplos dos embaraços de bastidores da Marvel. Há quem defenda os afastados, há quem defenda o estúdio. Se há algo de certo nesta conversa toda é que, para criar um universo cinematográfico coeso, é preciso mesmo uma liderança com foco no panorama mais amplo, que consiga enxergar além das aventuras e atribulações da produção de um único filme. Kevin Feige tem sido o capitão da Marvel e, como mostram os resultados, tem acertado até agora.