quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

A saga original de Star Wars

Agora que a Saga Skywalker chegou ao fim nos cinemas, nada mais apropriado que observar os planos originais que George Lucas tinha para sua criação.
 


Na verdade, estes detalhes há muito são de conhecimento público, obtidos através de diversas declarações e entrevistas do Tio George, bem como de integrantes do elenco e equipe técnica.

Seguimos então com esta cronologia fornecida pelo produtor Gary Kurtz, em uma entrevista de maio de 1999:
 
  • EPISÓDIO I: Daria foco às origens dos Cavaleiros Jedi e como eles eram iniciados e treinados.

  • EPISÓDIO II: Introdução e desenvolvimento de Obi-Wan Kenobi.

  • EPISÓDIO III: Introdução e vida de Darth Vader.

  • EPISÓDIO IV: Houve sete diferentes esboços do filme. Em certo momento, tentaram obter os direitos de "A Fortaleza Escondida", devido às fortes similaridades. Em outro momento, Luke era uma mulher, Han era irmão de Luke, o pai de Luke era feito prisioneiro (e não Leia) e o filme apresentava quarenta wookiees.

  • EPISÓDIO V: Uma vez escrito, o roteiro de "Império" é quase exatamente o que se viu na tela. As únicas cenas excluídas são aquelas envolvendo wampas na base rebelde (cortadas devido ao tempo e a problemas técnicos) e cerca de dois minutos do treino Jedi de Luke com Yoda sem diálogo.

  • EPISÓDIO VI: Leia seria eleita "Rainha do povo", deixando-a isolada. Han morreria, Luke confrontaria Vader e seguiria com sua vida sozinho. Leia não seria irmã de Luke.

  • EPISÓDIO VII: A terceira trilogia focaria na vida de Luke como Jedi, com poucos detalhes planejados.

  • EPISÓDIO VIII: A irmã de Luke (que não seria Leia) apareceria, vinda de outra parte da galáxia.

  • EPISÓDIO IX: Primeira aparição do Imperador.

Esta listagem foi matéria da antológica revista SCI-FI News #23, de julho de 1999 (clique na imagem para mais detalhes). Em tempo: você percebe que o dinheiro já teve valor quando uma excelente revista custava apenas R$ 3,80.

https://cidraman.tumblr.com/post/189880274197/sci-fi-news-23-meia-sete-editora-1999

Em 2018, no livro James Cameron's Story of Science Fiction, Lucas revelou alguns de seus conceitos para o final da saga.
 
 
Como sabemos, estas idéias não foram aproveitadas pela Lucasfilm.
 
 
"Os próximos três filmes de Star Wars entrariam em um mundo microbiótico. Mas há este mundo de criaturas que operam diferente de nós. Eu as chamo de Whills. E os Whills são quem de fato controlam o universo. Eles se alimentam da Força".
 

"No passado, eu costumava dizer que, no fim, isto quer dizer que somos apenas carros, veículos para os Whills se deslocarem por aí... Somos embarcações para eles. E os condutores são os midi-chlorians. São os midi-chlorians que se comunicam com os Whills. Os Whills, em um sentido geral, são a Força".

Lucas prossegue:
 

"Se eu tivesse mantido a empresa, eu poderia ter feito isto, e então seria feito. É claro, muitos fãs odiariam, assim como fizeram com 'A Ameaça Fantasma' e tudo mais, mas ao menos toda a estória, do início ao fim, seria contada".

Conceitos interessantes, que até tiveram breves citações na animação Star Wars: Rebels, por exemplo. A Nova Trilogia teria sido melhor se explorasse este caminho? Não há como saber. Por que estas idéias foram descartadas? Só os executivos sabem. Os fãs teriam odiado mesmo, assim como afirmou o Tio George? Provavelmente.

Eu só tenho uma certeza: como é bom ser fã de Star Wars.