quinta-feira, 17 de novembro de 2016

O Isentão

Com todo o renovado interesse por política no Brasil e com a infeliz polarização partidária/ideológica que se seguiu, uma figura chama a atenção em meio a todo este barulho: o Isentão.



Até onde consigo entender, criou-se uma percepção de que o Isentão é aquele que fica "em cima do muro", sem definir ou tornar público seu posicionamento, para qualquer que seja o assunto. No caso da política brasileira, seria a pessoa que não se manifesta de forma a cair nos rótulos batidos e que nada adicionam a um debate saudável e proveitoso: seja esquerdista ou direitista, socialista ou capitalista, coxinha ou mortadela, golpista ou petralha e assim por diante.

Mas é preciso cautela, para não confundir isento com indeciso. O indeciso realmente fica "em cima do muro", muitas vezes por falta de conhecimento, outras tantas por medo das repercussões. Já o isento adota uma postura mais neutra, de racionalidade, objetividade e moderação. Sim, você já deve ter adivinhado onde quero chegar: o Isentão, na verdade, é um moderado.

E assim sendo, é justamente o Isentão quem deveria ser visto com maior respeito, ao invés de chacota. Afinal, é o Isentão quem está no meio da briga polarizada. É o Isentão quem combate os extremismos e imbecilidades de ambos os lados. É o Isentão quem procura ver a solução de forma lógica, justamente por saber que a solução para os problemas não está em qualquer dos pólos, mas no meio, onde também está a maioria da sociedade, que só deseja uma vida sossegada e justa.

Portanto, cuidado ao criticar aquele amigo que "não toma partido". Cuidado ao chamar seu amigo de Isentão. Ele pode ser uma das pessoas mais moderadas, tolerantes e, ainda assim, combativas em toda esta conversa. Novamente, isento não é indeciso. Tudo depende do contexto. Ou como diria Negan:


E nas palavras de Kevin Flynn:


Seja como for, pense duas vezes antes de escrever ou dizer algo. Pense duzentas vezes antes de fazer algo. Pratique o bom senso. Questione a tudo e a todos. Questione a si mesmo, sempre. E não tenha medo de deixar de ser Isentão e refutar o que quer que seja, independente do lado, orientação, momento e afins. Principalmente quando a verdade estiver do seu lado, pois como diria o Senhor X:


Ou seja: manifeste-se com moderação.