Uma clássica animação, lembrada pela qualidade audiovisual. Um clássico jogo de Mega Drive, lembrado por ficar aquém do esperado. Mais um cartucho para a coleção.
Fantasia é a antológica animação musical dos estúdios Disney, cujo segmento de destaque mostra Mickey Mouse como um aprendiz de feiticeiro envolvido em confusões ao tentar usar seus feitiços. A produção foi sucesso de público e crítica, recebeu diversos prêmios e é reverenciada como uma obra-prima do gênero.
Este sucesso proporcionou toda ordem de produtos licenciados, de brinquedos, livros e revistas a jogos eletrônicos. Em 1983, foi lançado um jogo para o Atari 2600, chamado Sorcerer's Apprentice (no Brasil, foi disponibilizado sob diversos títulos, como "Aprendiz de Feiticeiro", "O Feiticeiro" ou simplesmente "Mickey Mouse" e "Mickey", a depender da empresa distribuidora).
Em 1991, o Mega Drive recebeu um título para comemorar os 50 anos da animação. Desenvolvido pela Infogrames e distribuído pela Sega, o produto teve um lançamento conturbado nos Estados Unidos, por questões de direitos autorais. Ficou apenas cem dias à venda, antes de ser retirado das lojas estadunidenses.
Trata-se de um jogo de ação em plataformas, em que o jogador controla Mickey e deve coletar itens e enfrentar adversários ao longo de quatro mundos, baseados nos segmentos da animação. Todos esperavam o mesmo primor de Castle of Illusion, lançado no ano anterior, mas, infelizmente, o resultado deixou a desejar. Apesar de competente na parte gráfica e sonora, as mecânicas do jogo são um pouco estranhas, a movimentação do personagem não tem boa fluidez, itens de cenários em primeiro plano atrapalham a visibilidade e, assim, tudo se torna mais difícil e frustrante.
![]() |
Cenário "limpo" meramente ilustrativo. |
Ainda assim, muito joguei nos tempos áureos. Lembro de ter locado, mas me escapa da memória se algum amigo tinha esta obra. Agora, nos tempos modernos do século XXI, eis que surgiu oportunidade de adquirir o cartucho original japonês, através de uma página de leilões nas interwebz. O produto está completo, com caixa, cartucho e manual. E foi obtido por um preço justo.
A capa mostra uma simples e bela imagem de Mickey contra um fundo azul. No verso, imagens do jogo. Todos os textos estão me japonês.
A etiqueta do cartucho também apresenta arte simples. A mesma imagem da capa, envolta por uma borda branca, com créditos na parte inferior. No verso, há o logotipo da Sega e informações para utilização do produto.
O manual de instruções, como de praxe, segue o requinte dos produtos japoneses: colorido, impresso em papel de boa qualidade. Apresenta imagens de Mickey ao longo das páginas, a mostrar os estágios do jogo, itens, adversários. Obviamente, todos os textos estão no idioma nipônico.
A versão deste cartucho japonês é
chamada Revision 01. Não consegui encontrar as diferenças para a Revision
00, lançada nos Estados Unidos poucos meses antes. E até onde verifiquei, não há alterações na apresetnação do jogo, seja em um sistema ocidental ou japonês.
Mais um item adicionado à coleção. Um dia adquiro a versão brasileira da Tec Toy, com capa, manual, catálogo, "serial batendo" e tudo mais que tiver direito.
Ou não...