Toda saga tem um começo.
Portanto, vamos relembrar e
celebrar!
Em 19 de maio de 1999, a saga espacial de George Lucas voltava aos cinemas. Após uma campanha de marketing gigante nos meios de comunicação (em especial naquela então novidade chamada internet), que gerou uma expectativa absurda, o público finalmente pôde testemunhar o mais novo capítulo daquela galáxia muito distante. No Brasil, Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma estreou um mês depois, em 24 de junho de 1999.
Todo tipo de produto relacionado foi lançado: brinquedos, revistas, jogos e afins. Nos Estados Unidos, foram criadas lojas físicas que só vendiam produtos de Star Wars. No Brasil não tivemos tal sorte, mas, ainda assim, foi possível embarcar na onda, mesmo que em menor escala. Entre as várias publicações que adquiri à época, destaco algumas edições da excelente revista Sci-Fi News, da editora Meia Sete.
Bem como a revista Mad nº 152 (editora Record, outubro de 1999), que trazia a paródia do filme.
E ainda tenho alguns cards oferecidos como brindes nos produtos da Elma Chips.
Também adquiri o CD com a trilha sonora (com spoiler danado nos títulos de duas composições). E quando o filme chegou ao mercado de home video, lá estava eu para obter a edição em VHS.
Agora, quando a obra atinge um quarto de século de existência, para comemorar este dia, compartilho imagens de um caderno especial do jornal Zero Hora, de 16 de maio de 1999, que trouxe ampla cobertura sobre o filme e a franquia.
O filme veio, dividiu opiniões, reacendeu o interesse pela franquia. E mostrou, uma vez mais, toda a genialidade de George Lucas, não apenas como criador de um brilhante universo, mas também como um sagaz produtor, cineasta e homem de negócios.
Isto tudo foi há 25 anos. Mas parece que foi ontem. De qualquer forma, só resta agradecer.
Muito grato, tio George.
E que a Força esteja conosco... sempre!