sexta-feira, 30 de outubro de 2009

THIS IS IT! THIS IS IT!

Peço aos leitores deste blog que me perdoem.
Escrevo estas linhas no "calor do momento".

Acabei de ver This Is It, o filme/documentário que mostra os ensaios de Michael Jackson para a turnê que faria em Londres.



É difícil ordenar os pensamentos após ver This Is It.

É um belo documentário, mostrando diversas etapas dos bastidores de um show, ainda mais quando se trata de algo extremamente elaborado.

Mas não adianta. Estamos ali por uma razão apenas:
Michael Jackson.

E ele não desaponta seus fãs. Várias coreografias, todas ensaiadas ao extremo e executadas com precisão.

O que me surpreendeu foi perceber a nitidez e suavidade na voz de Michael, que desde os anos 1990 sofria com problemas na garganta. E sim, ele canta todas as músicas (salvo algumas inserções de playback aqui e ali). Como sempre, Michael se cercou dos melhores: músicos, dançarinos, equipe técnica.

Fico imaginando que show fantástico This Is It teria sido.

Vemos um Michael Jackson em plena forma, com seu talento e energia surgindo a todo momento. Difícil acreditar que trata-se de uma pessoa de 50 anos (que muitos diziam estar doente).

Mais do que isso: vemos o ser humano. Sim, essa frase é clichê, mas é o que realmente acontece. Vemos uma pessoa dedicada, respeitosa, humilde, experiente e trabalhadora.


O filme mostra como é difícil, complicado e desgastante produzir um show como este. Mas com Michael, tudo parece fácil.

Vários momentos engraçados, como quando insiste em dizer que não deveria cantar para poupar a garganta, mas simplesmente não consegue parar. Ou quando reclama que o som está alto no retorno (baixou um espírito de Tim Maia ali?).

Mas há momentos tocantes. O medley com canções do Jackson 5 emocionou muitos no cinema, por exemplo. Pessoalmente, Human Nature, Man In The Mirror e Smooth Criminal foram as canções que me tocaram, durante o filme, cada qual por vários motivos diferentes.

Os vídeos exibidos durante o filme (que foram criados para serem exibidos durante as apresentações) são bem-feitos, com o intuito de aproveitar a tecnologia 3D.

Ainda há as mensagens recorrentes de Michael: espalhar o amor entre as pessoas, além de um pedido de socorro para o planeta.

Mas o que realmente captura o espectador são as músicas. Posso dizer o seguinte: faltou pouco para que eu levantasse da cadeira e começasse a dançar dentro da sala de cinema.

E ao fim da exibição, algo que há tempos eu não presenciava: o público realmente aplaudiu, como se o artista ali estivesse. Foi bonito.

E para os desavisados: há duas cenas após o créditos do filme. Quem esperar até o final (e os créditos demoram para passar) será recompensado. A paciência é uma virtude.

Enfim, This Is It.
É isso.
Isso é tudo.


Não, definitivamente, não é.