sexta-feira, 12 de abril de 2019

A saga chega ao fim

E lá vamos nós outra vez.

Eis o aguardado primeiro vislumbre de Star Wars - Episódio IX: A Ascensão Skywalker.



O vídeo foi apresentado no painel sobre o vindouro filme na convenção anual sobre a saga, Star Wars Celebration, com a edição de 2019 sediada em Chicago, nos Estados Unidos. A apresentação contou com a presença do diretor J. J. Abrams, da presidente da Lucasfilm Kathleen Kennedy e de integrantes do elenco.  Além do teaser, diversas imagens foram mostradas:

Lando está de volta. E resolveu adotar um visual antigo.

Poe Dameron ou Nathan Drake?

 

Esta é Jannah. Filha de Lando? Irmã de Finn? Ambos? Nenhum?

Snap Wexley e o novo amigo, Klad.
 
 
 
E a pergunta que não quer calar: o Imperador está vivo? Voltou dos mortos? Morto-vivo? Foi clonado? A HQ "Império do Mal" manda lembranças.


Nem precisaria comentar que já estou na febre. Já vi e revi o teaser diversas vezes, cada detalhe apreciado ao extremo. Assim como aconteceu no já distante novembro de 1998, quando não conseguia parar de ver o teaser de Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma baixado das interwebz, em um arquivo Real Media, visto com o jurássico Real Player e, alguns dias depois, em um arquivo QuickTime, com qualidade estupenda para a época (ah, bateu o Saudosismo Maldito da tecnologia). E o mesmo acontece com cada peça publicitária da franquia, deste então. Como é bom ser fã de Star Wars.

 
A única crítica que faço neste momento é para com o título no mercado brasileiro, onde "The Rise of Skywalker" é traduzido como "A Ascensão Skywalker". Acredito que seria muito mais fiel e interessante se fosse "A Ascensão de Skywalker" ou "A Ascensão dos Skywalker", até mesmo para manter a simetria com "O Retorno DE Jedi" e "A Vingança DOS Sith". Infelizmente, tradução de títulos de filmes no Brasil é sempre algo complicado e aberto a debate (vide "Avengers: Endgame", que virou "Vingadores: Ultimato"). Por exemplo, um título como "Curtindo a Vida Adoidado", embora completamente diferente do original,  é engraçado e mais instigante do que "O Dia de Folga de Ferris Bueller". Já "Ultimato" e "A Ascensão Skywalker" parecem apenas preguiçosos.


Enfim, depois das controvérsias geradas com Os Últimos Jedi e da indiferença em relação ao filme-solo do Han Solo, este parece ser um esforço genuíno para colocar a franquia de volta aos bons trilhos, recuperar o encanto e encerrar a saga Skywalker de maneira memorável.

É esperar pra ver. E que a Força esteja conosco... sempre.