domingo, 9 de dezembro de 2018

O mago, a fuga e as naves

Mais uma rodada. Mais uma oportunidade para você testemunhar outras "pérolas do MSX".

 
E as "pérolas" aqui mostradas incluem um software educativo, um jogo nacional e três versões "alternativas" de um verdadeiro clássico do MSX.

El Mago Volador
Jogo educativo, em duas partes, lançado em 1986 pela Anaya Multimedia, em que um mago deve utilizar seu tapete voador para recolher objetos de acordo com os números indicados.


Alcatraz - A Fuga Impossível
Simples e competente produção nacional, disponibilizada em 1986 pela Disprosoft. A obra mistura elementos de jogo de labirinto e adventure em texto.

A constar, o código-fonte do jogo foi disponibilizado no livro "Jogos de Habilidade", publicado pela editora Aleph em 1986.


Zanac 3
Este é um "clássico da patifaria". Nunca existiu um "Zanac 3" oficial. A série Zanac teve dois jogos no MSX 1 (Zanac A.I. e Zanac A.I. - 2nd Version), além de um jogo para MSX 2 (Zanac-Ex). Este "Zanac 3" foi disponibilizado no Brasil pelas "melhores lojas piratex" e nada mais é do que uma versão modificada do primeiro jogo, que inicia nos estágios mais avançados. Em verdade, consegui reunir três versões nomeadas "Zanac 3", como mostra o vídeo a seguir.