terça-feira, 3 de abril de 2018

Brazilian Fighters

Prepare-se para conhecer um dos mais sensacionais jogos brasileiros nunca lançados!



Brazilian Fighters é um jogo para PC desenvolvido em 1997 pela PC System, empresa brasileira de desenvolvimento de jogos, situada na cidade de Santos.

 
É um jogo de luta tradicional, um contra um, no estilo imortalizado por Street Fighter e similares. O diferencial está nos personagens e na ambientação. Em Brazilian Fighters, os lutadores representam personagens populares de cada região do Brasil, tendo como palco dos combates cenários típicos do país tropical.

Desta forma, temos os seguintes lutadores:

Paulista, com terno e gravata.
Baiano, um capoeirista.
Carioca, garota que representa Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Mineiro, obviamente de Minas Gerais.
Gaúcho, representando a região Sul.
Fazendeiro, a representar a região Centro-Oeste e Tocantins.
Cangaceiro, como representante da região Nordeste.
Pescador, representante do Maranhão.
Índia, representante da região Norte.
Drag Queen, a representar o Distrito Federal.

A trama? Um corrupto toma o poder no Brasil (que novidade) e dez lutadores são convocados para enfrentar o vilão. O jogo teve lançada apenas uma versão de demonstração, em que os lutadores disponíveis são o Baiano e o Paulista.


Nesta versão de demonstração, é possível perceber que, apesar da idéia interessante, o jogo ainda tinha muito a melhorar. Os comandos são simples, mas não fluem bem, deixando a jogabilidade truncada. O visual é rudimentar. A parte sonora é correta, embora modesta.

Vale notar que, enquanto o Paulista é um personagem desenhado com sprites, o Baiano é um personagem digitalizado, com movimentos capturados a partir de um ator real.


O jogo pode ser disputado por um ou dois jogadores, além de ser possível vislumbrar combates com os dois personagens controlados pelo computador. Há três níveis de dificuldade:

  • "Pega Leve", para iniciantes
  • "Segura Essa", um nível moderado
  • "Vem Pro Pau", para quem não tem medo do perigo

 
Também é engraçada a frase inicial de cada combate. Ao invés do tradicional "FIGHT!" de outros jogos de luta, aqui temos um singelo grito de "PORRADA"!

 
O jogo apresenta golpes finalizadores, no melhor estilo dos fatalities de Mortal Kombat. Uma vez mais, a galhofa entra em cena. O Paulista tem o Pizzality, enquanto o Baiano tem o Macumbality. Impagável.


Brazilian Fighters é uma pérola que encontrei na edição nº 8 da saudosa revista BigMax. Não posso afirmar que "muito joguei", até porque não havia muito o que jogar. Uma vez escolhido o Paulista ou o Baiano, só restava enfrentar o adversário e nada mais.

 

Eis uma reportagem do jornal A Tribuna, com informações sobre o jogo e a PC System.


 

E um vídeo da versão de demonstração.


Foi um conceito interessante, que poderia ter rendido um bom entretenimento, desde que a jogabilidade fosse refinada e o jogo devidamente finalizado.