segunda-feira, 9 de outubro de 2017

MSXF-19

"Clássicos".


Hoje discorrerei sobre três obras nacionais lançadas para o MSX nos anos 1980.

Cave Flight
O jogador controla um helicóptero em cavernas tomadas por inimigos. É preciso destruí-los, tendo em vista que a munição é finita. A cada estágio, a dificuldade aumenta. Em alguns casos, o número de inimigos é maior; em outros, a visibilidade é menor. E assim por diante.


 
ATUALIZAÇÃO - 16/10/2023: descobri que este jogo foi publicado originalmente em uma edição da revista japonesa POPCOM, de setembro de 1985. Até este momento, eu acreditava ser uma produção brasileira.


Bumerangue
Jogo simples, no qual é preciso acertar pássaros com um bumerangue, ao mesmo tempo em que se foge das investidas de um escorpião. A cada fase a velocidade e a dificuldade aumentam.




Maze Up
Jogo de labirinto, com o diferencial de que o jogador pode recolher diferentes objetos, que conferem diferentes poderes. Certos diamantes permitem que o jogador quebre as paredes. O relógio congela o tempo. Jogo simples e viciante, para quem gosta do gênero.


Os três jogos (provavelmente programados em linguagem BASIC) foram lançados em 1986, pela Engesoft, em fita cassete. A simplicidade de gráficos, sons e jogabilidade não desmerecem o esforço em se criar jogos originais, em uma época de reserva de mercado e poucas opções (exceto pela pirataria, é óbvio). ATUALIZAÇÃO - 16/10/2023: novamente, eu imaginava que os três jogos haviam sido produzidos no Brasil (inclusive pelo fato de todos terem seus textos em português), mas como Cave Flight não é uma produção nacional, fica o questionamento sobre os outros dois títulos.