sábado, 10 de junho de 2017

Relembrando Adam

Adam West nos deixou. E a sensação é sempre a mesma quando um ídolo de infância se vai: um momento melancólico, envolto em nostalgia. 

 

Para muitos, incluindo este que vos escreve, Adam West foi o primeiro (e quiçá melhor) Batman, em uma adaptação fidedigna das HQs do Homem-Morcego, com todas as cores e situações pitorescas que os gibis apresentavam.


Muito assisti aos episódios da série, na Rede Globo e, mais tarde, nas exibições durante a programação do SBT. Eis um trecho do primeiro episódio que gravei da TV, no meu glorioso videocassete Sanyo: "Os Crimes Malucos do Rei Relógio" que, entre outras pérolas, apresentou o bat-burger (com copo de laranjada... duplo):


Após o fim do seriado, West retornou ao personagem em várias ocasiões: a primeira como dublador, na animação As Novas Aventuras de Batman, de 1977.

 

Mais tarde, em carne e osso, no especial televisivo Legends of the Superheroes, de 1979.

 
E muitas outras aparições, em animações ou em projetos live-action, do Fantasma Cinzento em Batman - A Série Animada ao especial Return to the Batcave: The Misadventures of Adam and Burt.

 
Sua carreira se manteve ativa, com obras cinematográficas e televisivas, relacionadas ao Batman ou não. Entre tantos trabalhos, ainda participou de outra série, de curta duração, mas que fez relativo sucesso no Brasil: Deloucacia de Polícia.


Adam ficou marcado pelo Batman, em uma época em que isto não era totalmente algo bom. E mesmo tendo que lidar com este estigma e com todos os obstáculos que surgiram em sua carreira, Adam nunca renegou o personagem. Ao contrário, sempre que podia vestir o manto do Cruzado Embuçado (ou, no mínimo, conversar sobre ele), o fazia com prazer, em uma clara demonstração de apreço e respeito pelo Batman e seus fãs. Inclusive se ofereceu para interpretar um Bruce Wayne envelhecido, quando surgiram rumores sobre um filme para o cinema, no final dos anos 1980, que teria como base a HQ Batman - O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller (no caso, o que viria a se tornar a produção de 1989, dirigida por Tim Burton e protagonizada por Michael Keaton; o resto é história).

 
Em anos mais recentes, West emprestou novamente sua voz ao Cavaleiro das Trevas, na divertida animação Batman: O Retorno da Dupla Dinâmica.

 
Enfim, lendas não morrem. Apenas se vão e deixam este mundo chato ainda mais sem graça. Obrigado, Adam, por alegrar minha infância. Os fãs do Homem-Morcego, dos gibis e do bom entretenimento são eternamente gratos.