sábado, 4 de junho de 2016

The Greatest

O mundo dá adeus a um mito do esporte, que entrou para a História por suas lutas lendárias e uma vida singular. Ídolo e homem de verdade, que arcou com as responsabilidades e conseqüências de seus atos e suas escolhas.


Melhor que Ali? Talvez só Rocky Marciano. Páreo duro.


Mas não vou dissertar sobre a vida e a carreira de Ali. Outros tantos já o fizeram com mais propriedade. Apenas comentarei sobre alguns itens da cultura pop nos quais Ali teve participação.

Meu primeiro contato com Muhammad Ali provavelmente foi com o clássico desenho que via na TV Guaíba. Animação produzida em 1977 pela Farmhouse Films, à qual Ali emprestava sua voz.



Tenho que lembrar do grande confronto com o Super-Homem, em uma HQ especial de 1978, que contou com os talentos de grandes nomes da área: Dennis O'Neil, Neal Adams, Dick Giordano e Terry Austin.

 

E não podemos esquecer dos jogos do Mega Drive.

Muhammad Ali Heavyweight Boxing, desenvolvido pela Park Place Productions e publicado pela Virgin Interactive, em 1992.

 

Greatest Heavyweights (ou Greatest Heavyweights of the Ring), desenvolvido e publicado pela Sega em 1994.

 

Vale também citar Konami's Boxing, do MSX, lançado em 1985. Temos o perigoso M. B. Alli como adversário. O nome é uma referência óbvia a Ali, mas a aparência provavelmente foi inspirada no Clubber Lang, personagem interpretado por Mr. T em Rocky III.


E já que mencionamos o Garanhão Italiano, todo mundo sabe, até minha vó sabe, que Muhammad Ali foi inspiração essencial para o primeiro filme. Foi após assistir a uma luta de Ali que Sylvester Stallone teve a idéia para criar o personagem Rocky Balboa. E o próprio Stallone afirmou, diversas vezes, que o Mestre do Desastre, o Dançarino Destruidor, o Doutrinador, Apollo Creed foi totalmente inspirado em Ali.


Antes de encerrar, cito três bons filmes sobre o campeão.

Quando Éramos Reis, documentário dirigido por Leon Gast em 1996, que mostra os bastidores do épico combate entre Ali e George Foreman, em 1974.

 

King of the World (O Rei do Mundo, em tradução livre), filme feito para a TV em 2000, dirigido por John Sacret Young e estrelado por Terrence Howard, a mostrar o início da carreira de Ali, então ainda chamado Cassius Clay.

 

E Ali, competente cinebiografia de 2001, dirigida por Michael Mann e estrelada por Will Smith, que mostra diversos momentos relevantes de sua vida e carreira, do primeiro confronto com Sonny Liston à grande vitória sobre George Foreman.

 

Enfim, apenas algumas das interações que tive com a figura de Muhammad Ali, certamente um dos maiores ídolos do esporte, que viveu uma vida intensa e plena. E, como todo grande ídolo, deixou um legado de perseverança, resistência e conquistas.