sábado, 9 de março de 2013

Star Wars e o futuro

Sim, desatento súdito de Namor e Aquaman, o futuro de Star Wars está acontecendo agora!


O mundo foi pego de surpresa no final do ano passado, quando a Disney anunciou a compra da Lucasfilm e, por extensão, a aquisição da maior saga cinematográfica de todos os tempos, além das aventuras de um certo arqueólogo que usa chapéu e chicote, bem como todas as outras obras da empresa. Escrevi brevemente sobre o assunto no Blog do Jotacê (clique aqui para ler).

Como fã incondicional do tio George e da saga que ele criou, em um primeiro momento, a notícia, além da surpresa, causou um certo dissabor. 

Primeiro, porque Star Wars (ao menos os seis filmes de cinema) sempre foi um trabalho autoral. Ou seja, boas ou ruins, as tramas sempre foram frutos da imaginação de George Lucas. Saber que novos filmes serão feitos a partir de idéias de outros ainda é estranho.

Segundo, George Lucas é o cineasta independente mais bem-sucedido da história do cinema. E os filmes da saga (a partir de O Império Contra-Ataca) são os filmes independentes mais caros (e mais rentáveis) da história da sétima arte. Agora os filmes serão produtos de uma mega-corporação, sofrendo todas as influências externas possíveis.

Saber que Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher voltarão para reprisar seus icônicos papéis é por demais interessante. Mas ao mesmo tempo, é preciso apresentar algo novo, para não ser apenas "Luke e seus amigos andando de um lado para o outro". E sinceramente, a saga da família Skywalker já foi amplamente abordada. Ou será que não? Saber que Lawrence Kasdan está tratando do roteiro do Episódio VII dá esperanças. A contratação de J.J. Abrams como diretor também reforça o sentimento.


Mas, apesar da sensação de estranheza, não acho que Star Wars nas mãos da Disney seja algo ruim. Certamente teremos uma infinidade de produtos, brinquedos, parques temáticos e tantas outras formas de comercialização da saga, ainda mais do que já acontece (resta torcer para que isto ocorra também aqui no Brasil). Até mesmo filmes-solo de personagens estão nos planos. E não fariam parte dos "episódios" da saga, sendo muito mais instrumentos para contar tramas fechadas envolvendo esta ou aquela figura do universo Star Wars.

A mesma sensação de dúvida foi causada quando a Disney adquiriu a Marvel. E o sucesso absoluto do filme dos Vingadores mostrou que a Disney não estava brincando. O mesmo aconteceu com a Pixar. E para aquelas pessoas que falam que a Disney vai suavizar ou infantilizar a saga, vale lembrar que a empresa do camundongo também comprou a Miramax, responsável pelos filmes de Quentin Tarantino (conhecido pelas altas doses de violência explícita e exagerada).

Como fã, torço para que excelentes filmes sejam produzidos. Que Luke, Leia e Han ainda tenham muita coisa interessante para mostrar. Que novos personagens sejam agregados e contribuam para trazer novidades à saga, mas ainda mantendo aquele sabor do antigo, com tudo aquilo que funcionou na trilogia clássica.

De resto, é esperar para ver. Vamos acompanhar cada notícia, cada anúncio. O retorno de C-3PO, R2-D2 e Chewbacca. A confirmação de John Williams para fazer a trilha sonora. Os novos personagens, a escolha de novos atores, a primeira imagem de bastidores, o primeiro pôster, o teaser, o primeiro trailer...


A Força tem um futuro promissor. Nesta e em outras galáxias muito, muito distantes...