segunda-feira, 14 de maio de 2012

Onde está Stan?

Uma tradição se firmou nos filmes com personagens da Marvel: encontrar Stan Lee, criador (ou um dos criadores, como queiram) do Universo Marvel durante as projeções.

A partir de X-Men, em 2000, Lee apareceu em quase todos os filmes dos personagens que criou (a única exceção sendo X-Men 2). Vale ressaltar que ele não aparece em filmes da Marvel cujos personagens não são de sua autoria (Elektra, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Blade). Entretanto, apareceu no filme do Capitão América (criado por Joe Simon e Jack Kirby em 1941), uma vez que foi responsável por "reintroduzir" o personagem no Universo Marvel, a partir de 1964, como membro dos Vingadores.

Seguem então uma lista e um vídeo com suas aparições até o momento:

O Julgamento do Incrível Hulk (1989): a primeira aparição de Lee em um filme da Marvel, em que ele interpreta um jurado no julgamento do Dr. David Banner.

X-Men (2000): Lee aparece como um vendedor de cachorro-quente na praia.

Homem-Aranha (2002): durante a primeira batalha entre o Aranha e o Duende Verde, Lee aparece salvando uma garotinha dos destroços que caem dos prédios.

Demolidor (2003): O jovem Matt Murdock evita que Lee seja atropelado por um ônibus (referência clara à origem do Demolidor nos gibis, na qual Matt Murdock evita que um idoso seja atropelado por um caminhão que carregava os produtos químicos que lhe deram seus poderes).

Hulk (2003): Lee surge ao lado de Lou Ferrigno (o Hulk do seriado da TV), ambos interpretando guardas de segurança no laboratório onde Bruce Banner trabalha.

Homem-Aranha 2 (2004): Lee mais uma vez salva uma pessoa do perigo, durante a primeira batalha do Aranha contra o Dr. Octopus.

Quarteto Fantástico (2005): Lee interpreta um personagem dos gibis do Quarteto, o carteiro Willie Lumpkin, que saúda os heróis quando eles entram no edifício Baxter.

X-Men: - O Confronto Final (2006): Stan Lee e Chris Claremont aparecem como vizinhos da jovem Jean Grey no início do filme.

Homem-Aranha 3 (2007): Lee contracena com Tobey Maguire, comentando que "uma pessoa pode fazer a diferença", para logo em seguida proferir seu clássico bordão "'Nuff said" (algo como "e tenho dito").

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007): Lee aparece como ele mesmo tentando entrar no casamento de Reed Richards e Susan Storm, numa clara referência à esta mesma cena nos gibis, na qual Lee e Jack Kirby são barrados na porta da igreja.

Homem de Ferro (2008): Lee surge em uma festa de gala acompanhado de três mulheres e sendo cumprimentado por Tony Stark, que o confunde com o dono da Playboy, Hugh Hefner.

O Incrível Hulk (2008): Lee interpreta um cidadão que acidentalmente ingere um refrigerante contaminado com o sangue do Dr. Banner..

Homem de Ferro 2 (2010): durante a Stark Expo, Lee (usando suspensórios) é cumprimentado por Tony Stark, que o confunde com o apresentador Larry King.

Thor (2011): Lee aparece como um motorista de uma camionete, tentando levantar o martelo Mjolnir da cratera em que este se encontra.

Capitão América: - O Primeiro Vingador (2011): Lee interpreta um general da Segunda Guerra Mundial (vale lembrar que um dos apelidos de Lee é "generalíssimo"), sentado na platéia durante uma cerimônia em homenagem ao Capitão América.

Os Vingadores (2012): Lee aparece no final do filme, durante uma série de reportagens na TV, dizendo que não acredita em heróis atuando em Nova York.


Enquanto forem produzidos filmes da Marvel e enquanto Stan Lee tiver a incrível disposição e energia que sempre demonstra, certamente teremos mais aparições de Stan "The Man" Lee em filmes baseados em suas criações.

Os fãs agradecem.

'Nuff said.