sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dia do Brasileiro

Pois é, amiguinhos, hoje é 1º de abril, dia da mentira, dia do bobo, ou seja, nosso dia, dia de cada um de nós, brasileiros.

Também poderia ser o dia do malandro, do safado, do político...

As pessoas se perguntam por que o dia 1º de abril é o dia da mentira, mas nunca conseguem obter uma resposta. Reportagens em jornais, programas de rádio e televisão, sempre falando sobre o assunto, mas sem desvendá-lo por completo.

Pois bem, este blog também serve para alguma coisa (está bem, Google e Wikipedia servem para alguma coisa).

Eis a resposta: o dia 1º de abril, na mitologia nórdica, era dedicado ao deus Loki, conhecido como o deus dos truques, trapaças e brincadeiras. O culto a este deus acabou por "oficializar" este dia como o dia da mentira ou "dia do bobo".


Se você, amigo leitor, ainda é um "garotinho juvenil criado a leite com pêra e ovomaltino", talvez não saiba que Loki também é um personagem da editora Marvel, que adaptou para seus gibis algumas lendas da mitologia nórdica. Assim, Loki é meio-irmão do poderoso Thor, deus do trovão. E ambos são filhos do "deus-rei", Odin, senhor de Asgard. E um filme está prestes a ser lançado com estes personagens, mas isto só os súditos de Namor ainda não sabem...

Enfim, feliz dia do brasileiro a todos...