quinta-feira, 13 de maio de 2010

Entre gênios e sábios

Hoje levantei cedo pensando no que tenho
a fazer antes que o relógio marque meia noite
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje
Posso reclamar porque está chovendo
ou agradecer às águas por lavarem a poluição
Posso ficar triste por não ter dinheiro
ou me sentir encorajado para administrar
minhas finanças, evitando o desperdício
Posso reclamar sobre minha saúde
ou dar graças por estar vivo
Posso me queixar dos meus pais por não
terem me dado tudo o que eu queria
ou posso ser grato por ter nascido
Posso reclamar por ter que ir trabalhar
ou agradecer por ter trabalho
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus
Posso lamentar decepções com amigos
ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades
Se as coisas não saíram como planejei
posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma
Tudo depende só de mim
(Charles Chaplin)

-----------

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.
Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos.
Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
(Fernando Pessoa)