quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Heroes - 3x03

Vamos continuar a brincadeira.

O novo episódio de Heroes, 3x03 - One of Us, One of Them mostra o motivo pelo qual esta nova temporada tem o sub-título Villains (Vilões).

A começar por um segredo revelado a Sylar, bem como sua nova função: auxiliar Noah a capturar os vilões que escaparam nos episódios anteriores.


Certamente o carisma de Zachary Quinto está fazendo com que Sylar tenha todo este destaque, abandonando (por pouco tempo, eu espero) sua faceta de vilão-mor do seriado. Como o próprio Noah afirma em certo momento, eles são todos peões em um tabuleiro, peças de um jogo que ainda não teve suas regras totalmente definidas.

Voltando aos heróis: Hiro e Ando continuam às voltas com Daphne, a velocista, a "nêmesis" de Hiro. É possível perceber aqui um desejo de independência de Ando, principalmente ao não seguir inteiramente o plano de Hiro para recuperar a fórmula roubada. Será isto o início do fim, um presságio daquele futuro que Hiro vislumbrou?


Enquanto isso, Claire estabelece certos objetivos e precisa do auxílio de suas "duas mães" para alcançá-lo. Mas um "papo-cabeça" com sua mãe biológica será necessário para que Claire entenda que ainda não está pronta para enfrentar seus medos.


E quem diabos é Tracy Strauss, afinal? O que houve com Niki? E quem é Barbara? Só o Dr. Zimmerman poderá elucidar estas questões. Meu palpite? A palavra "clonagem" significa alguma coisa para você?


E temos ainda Matt Parkman, vivendo uma "jornada espiritual" que aparentemente não adiciona muito ao seriado. Será que não? Todas aquelas pinturas sobre Parkman. O que significam?


E é preciso mencionar o reencontro de Peter Petrelli com sua "contraparte do futuro". Afinal, o que a combinação entre os dois poderá causar? Que mudanças nas "linhas do tempo" estão ocorrendo? Ou será que estão ocorrendo?

Este terceiro episódio mantém um bom ritmo, mesclando as várias tramas de maneira coerente. Apesar de tudo, fica a sensação de que alguns personagens estão sem um aproveitamento correto: Claire não tem exatamente uma função neste momento. Afinal, Sylar finalmente conseguiu o que queria com ela desde a primeira temporada. E a trama envolvendo as alterações do futuro pode acabar gerando confusão, criando mistérios e eventos desnecessários.

Mas por enquanto, Heroes continua cativando com sua gama de diferentes personagens e situações, o humor envolvendo Hiro e Ando, bons efeitos especiais e pequenos detalhes (inicialmente irrelevantes, mas que podem ter uma grande importância no futuro).