quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Clone Wars - 1x01 & 1x02

Here we go again.

Sim, moçada. É hora de resenha.

Segue aqui um parecer dos dois primeiros episódios de Star Wars - The Clone Wars.

Antes de começar, ainda não vi o longa-metragem lançado nos cinemas. Mas mesmo assim, o "piloto" não é extremamente necessário para acompanhar os episódios. Sim, no "piloto" somos apresentados a Ahsoka, a aprendiz de Anakin Skywalker. Sinceramente? Acho que é uma personagem desnecessária, mas vamos ver o que acontece. Além dela, temos o retorno de Assajj Ventress, guerreira Sith recrutada pelo Conde Dooku (e que já fora apresentada no desenho animado "Clone Wars").

O primeiro episódio, 1x01 - Ambush, tem o mestre Yoda como protagonista, acompanhado de três clonetroopers, em uma missão para salvar o soberano do planeta Toydaria da opressão dos Sith.


Episódio excelente. Várias situações em que vemos o velho Yoda da trilogia original, seu senso de humor, suas "tiradinhas filosóficas".


Além disso, vemos a interação de Yoda com seus soldados, percebendo o valor que o mestre Jedi atribui a cada um, não como clones, mas como indivíduos. E o "chega-pra-lá" que Yoda dá em Ventress já vale o episódio.


A única coisa que ficou forçada foi o humor exagerado dos dróides de batalha. Tudo bem, sempre foram alívio cômico nos filmes, mas em certos momentos, chegam a irritar.


De resto, ótimo episódio, bem movimentado.

Já o segundo episódio, 1x02 - Rising Malevolence, mostra duas tramas paralelas: o jedi Plo Koon recebe a missão de encontrar uma nova e poderosa arma secreta dos Separatistas. Mas durante a missão, sua frota é atacada e Plo Koon escapa em um casulo de fuga, com outros três clones.


Enquanto isso, contrariando ordens do Conselho Jedi, Anakin Skywalker e sua padawan, Ahsoka Tano, partem em missão de resgate. Aqui a coisa ficou meio estranha. Anakin sendo racional, paciente e ponderado ao extremo? E Ahsoka é uma personagem que precisa ser muito bem trabalhada para não se tornar um estorvo. Afinal, uma padawan em roupas sumárias, que faz birra para tudo que lhe dizem e só arranja problema pode ser um bom elemento para a trama... ou não...


Este episódio tem um ritmo mais cadenciado, mas é interessante observar as ações de Plo Koon, sempre confiante. Um personagem que apareceu pouco nos filmes, mas que tem boa participação no universo expandido de Star Wars.


E o general Grievous também dá as caras neste episódio, embora não faça nada além de dar ordens aos dróides, sob a observação do Conde Dooku.


Enfim, dois bons episódios de mais uma animação promissora, contando mais sobre as guerras clônicas.

E que a Força esteja com você...