sexta-feira, 27 de junho de 2008

MSX - 25 anos

E lá se vão 25 anos da criação do MSX.

Não sabe o que é MSX, súdito de Namor?
Pobre coitado, não chegou nem perto da felicidade.

MSX é um computador (na verdade, um sistema, ou um padrão de sistema) idealizado por Kazuhiko Nishi e Bill Gates (ASCII Corporation e Microsoft) e produzido em conjunto com vários fabricantes. MSX, até onde eu sei, é a sigla para MicroSoft eXtended (embora também se diga que seja a abreviação de Machines with Software eXchangeability).

 
O MSX fez muito sucesso no Japão, Europa, Brasil, além de outros países da América Latina. Aqui no Brasil, o MSX surgiu em um período no qual o computador-mor, em ambiente corporativo principalmente, era o Apple II. No âmbito doméstico, a sensação era o Spectrum (ou TK-90, TK-90x).

Em nosso país, tivemos dois grandes expoentes do MSX:
HotBit (da Sharp) e Expert (da Gradiente).

 
Entretanto, apesar de todos os recursos, o MSX acabou se consolidando, basicamente, como uma plataforma de jogos, rivalizando com a coqueluche da época, o Atari, além dos videogames de terceira geração (Master System e NES).

Foi no MSX que nasceram games clássicos, como Metal Gear. Castlevania (aqui chamado Vampire Killer e com algumas diferenças para o jogo do NES) também se destacou. E foi a partir do MSX que uma empresa em particular consolidou seu nome entre os maiorais da jogatina: Konami.

Sim, seus malditos jogadores de Super NES e Playstation, ajoelhem-se perante Zod e beijem o MSX.

Além, claro, dos jogos próprios do sistema, até hoje lembrados com grande carinho por aqueles que tiveram o prazer de jogá-los nos "tempos áureos": The Goonies, Knightmare, Magical Tree, Antartic Adventure, Hyper Rally, King's Valley, Road Fighter, F1-Spirit, Skooter, Zanac, Nemesis, Rambo, Magical Kid Wiz, Sky Jaguar, The Castle, Candoo Ninja (ou Ninja I, aqui no Brasil), toda a série de jogos de esporte da Konami (Soccer, Tennis, Ping-Pong, Boxing, Hyper Sports), entre tantos outros. E ainda havia conversões de jogos do Spectrum (e outros sistemas): Astro Marine Corps, After The War, Corsarios, RoboCop, Batman, Indiana Jones...

Além das versões de jogos de fliperama (que muitas vezes eram as mesmas versões de Spectrum): Circus Charlie, Elevator Action, City Connection, Green Beret, Out Run, After Burner, Double Dragon, Dragon Ninja, Spelunker, Animal Wars, entre outros.

E jogos nacionais (geralmente adventures): Gruta de Maquiné, Avenida Paulista, Amazônia, A Lenda da Gávea, Cave Flight, Platoon e Star Trek (estes dois últimos são adventures em texto).

O MSX ainda recebeu versões de Sonic (chamada Sonyc) e Street Fighter (chamada Street Neo Fighter). Ambas foram feitas "a lá piratex", já que SEGA e Capcom nunca realmente oficializaram versões destes jogos para o MSX. Os jogos são compatíveis com MSX 2 ou superior.

Eu ainda tenho o meu MSX HotBit, adquirido no distante 1985 (ou 1986, não lembro ao certo), com tape recorder, drive de disquete 5 1/4 e cartuchos. Tudo funcionando perfeitamente, com muito orgulho.

Bons tempos aqueles. Era só conectar tudo na televisão, mandar rodar um aplicativo ou jogo e voilá! Nada de ficar instalando, configurando e o escambau. Quando muito, era preciso pressionar a tecla CTRL para liberar mais memória para algum jogo ou aplicativo que necessitasse.

Em nosso país, predominou o MSX1, mas outras versões do sistema foram lançadas posteriormente, sendo: MSX2, MSX2+, MSX Turbo-R. Havia expansores de slots, MegaRAM, todo tipo de modificação, a fim de extrair o máximo da máquina.

O recursos do MSX foram utilizados até mesmo na estação espacial MIR. 

 
Tudo bem, o MSX teve sua glória e tudo mais. E daí?
Daí que, 25 anos depois, o MSX ainda vive. Programas e jogos ainda são desenvolvidos, embora sem fins comerciais como antigamente. E até mesmo um novo computador foi lançado, o One-Chip-MSX, uma versão compacta do MSX, seguindo o padrão MSX2, mas com alguns novos recursos, incluindo entradas USB e saídas para monitores VGA.

 
Enfim, o MSX completa hoje 25 anos, firme e forte.
Viva o MSX !!!!!!!


P.S.: Se você não tem um MSX, procure na internet por emuladores. Tenho certeza que será um processo de aprendizado interessante e divertido.
Se você ainda tem seu MSX, hoje é o dia!
Dê um beijo nele, um abraço apertado, ligue o bendito e divirta-se.