sábado, 17 de maio de 2008

Lost - 4x12

E vamos nós com mais um episódio de Lost.

Não adianta. Lost está imperdível. Estão acertando na mosca em cada episódio.

O episódio 4x12 - No Place Like Home (Part 1) é a primeira parte de um episódio triplo, que marca o final da temporada. Para iniciar, flashforward à vista: começa mostrando o retorno dos Oceanic 6 à civilização. Uma cena bacana e emotiva, mas na medida certa.


De volta à ilha, vemos os sobreviventes tentando decidir o que fazer com o dispositivo jogado do helicóptero. Jack decide seguir na direção do helicóptero, junto com Kate. Percebe-se aqui o temor de Dan Faraday diante dos acontecimentos (e do que está por vir). Faraday se mostra um verdadeiro bom-caráter, apesar das desconfianças dos sobreviventes. Fica cada vez mais nítida a condição dele, como vítima das circunstâncias, que o torna igual a todos os outros na ilha e exposto ao mesmo perigo. Até o final deste episódio, veremos boas ações dele.

Voltamos com Ben, Locke e Hurley, que agora sabem o que devem fazer, após o encontro de Locke na cabana de Jacob.


Sabem que, apesar de todas as falcatruas que Ben Linus fez (e faz), é admirável o esforço dele para rechaçar a ameaça de Charles Widmore, na figura de Martin Keamy. Conforme Ben afirma, em dado momento: ele "sempre tem um plano". Tenham em mente o "jogo de xadrez" entre Ben Linus e Charles Widmore, conforme mencionei em um das resenhas anteriores.

Sawyer encontra Jack e Kate. Kate volta para a praia, enquanto Jack e Sawyer seguem rumo ao helicóptero. Falou em helicóptero, falou em Frank Lapidus. Ouso dizer que é um dos personagens mais legais de toda a série (excelente atuação de Jeff Fahey em toda esta temporada; aparece pouco, mas quando aparece, sempre deixa sua marca). Sabem o que seria muito legal? Uma maior interação entre Lapidus e Desmond, o "brotha" certamente é um dos personagens mais legais da série. O pouco que tivemos entre Lapidus e Sawyer neste episódio foi muito bacana. Também se mostra uma ótima combinação destes dois, com diálogos rápidos e afiados.


Os flashforwards do episódio ainda guardam surpresas para Sayid, reviravoltas com Sun, os distúrbios de Hurley (será?), além de um segredo que é contado a Jack no fim deste episódio. Amiguinhos, foi de dar nó na garganta. Cada vez mais tomamos consciência de todos os eventos que culminaram naquele Jack destruído do final da terceira temporada.

Enfim, Lost está mostrando a que veio nesta temporada. Sem firulas, sem personagens com nada a dizer. Quem não tem serventia para a estória está sendo despachado, de uma forma ou de outra.

E que venham os próximos episódios.